Projeto

Mascote da revista
O projeto de extensão Revista Se Liga se desenvolve na Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) enquanto proposição do Curso de Jornalismo. Existindo desde 2012, o projeto institucionalizado se tornou iniciativa de fluxo contínuo a partir de maio de 2016, conforme a Portaria nº 1071/2016.

É uma parceria entre a universidade e a rede pública de ensino em vista da produção de uma revista educomunicativa, com linguagem moderna que atenda aos anseios do público leitor.

Utilizando-se do paradigma da Educomunicação, valoriza-se a gestão da comunicação e a mediação tecnológica, dentre outros aspectos, os atores sociais a se apropriarem das técnicas jornalísticas (entrevista, reportagem, redação, edição e publicação), percorrem um caminho processual no levantamento de pautas a partir de um olhar crítico da sua realidade social.

O presente projeto é continuidade de uma experiência que já produziu três edições da revista, sendo duas impressas e uma virtual. A quarta edição está sendo produzida desde 2015 e encontra-se em processo de edição para impressão.

Ao aprender as técnicas jornalísticas e identificar o processo editorial da produção de uma revista, os alunos assumem tornam-se críticos e multiplicadores dessa perspectiva em sua escola. Os próprios alunos do projeto elaboram jornais murais nas escolas contando o processo educomunicacional que vivenciam nas atividades e articulam com informações que acontecem em sua escola. Além da produção da revista, o projeto tem blog, perfil nas redes sociais e vai ampliando novos espaços a partir das sugestões dos alunos tais como: mascote da revista, aplicativo para celular.



O grupo participou ativamente do II Colóquio Mato-grossense de Educomunicação e I Seminário Virtual de Práticas Educomunicativas, de 13 a 18 de junho de 2016, proposto pelo grupo de pesquisa "Gestão da comunicação nos projetos de extensão: Focagen, Revista Se Liga e Catis".

* O mascote da revista foi produzido durante a 3ª edição sob a assessoria do professor de Planejamento Gráfico, Lawrenberg Advíncula da Silva.

ISSN 2447-4061

Nome do Projeto: Revista Se Liga
Área Temática: Comunicação
Vinculação: Faculdade de Letras, Ciências Sociais e Tecnológicas
Unidade: Campus de Alto Araguaia
Coordenadora: Antônia Alves Pereira 
Membros: Eveline dos Santos Teixeira Baptistella e Cássia Regina Tomanin
Telefone: 65-96408004
Email: antoniaalves@unemat.br 

Comentários