Professora é demitida após denunciar descaso na educação pública

Foto: Uiliene Araújo
Por Casimiro R. García
                   João José Alencar
                       Neide Mariano


Uiliene Araújo Santa Rosa, 24, professora formada em História pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e pós-graduada em História do Brasil pelo Instituto de Ensino Superior Franciscano (IESF) foi demitida por mostrar descaso da prefeitura com a educação em Imperatriz, no estado do Maranhão.

Tudo começou quando a professora postou fotos no Facebook em que alunos da Escola Municipal Guillerme Dourado, usavam em sala de aula guarda-chuvas para se proteger das goteiras que pingavam do teto e atrapalhava as aulas.

Após a postagem das fotos, a diretora da escola a chamou para conversar, criticou sua atitude e com um sorriso no rosto anunciou a demissão de Uiliene. O prédio em que está localizado a escola é de propriedade da diretora, alugado pela prefeitura.

Professora Uiliene Araújo
Foto Arquivo pessoal
Uiliene alega que os motivos que a levaram a fazer a denúncia é ver o estado que a escola se encontra e por entender como inaceitável que essa situação continue. “Além de educadora sou mãe e meu filho um dia vai estudar em uma escola pública. Acho louvável, quando uma comunidade improvisa uma sala de aula em baixo de uma árvore. Mas é inadmissível que o improviso ocorra, existindo recursos”. Enfatiza a professora.

Graças aos milhares de compartilhamentos de mensagens em apoio à Uiliene, o caso ganhou repercussão nacional. Mas até o momento o Sindicato dos Professores do município de Imperatriz - MA não se manifestaram 

A professora diz que está muito agradecida e feliz pelas manifestações de aprovação da população. “Agradeço muito as pessoas que compartilharam as imagens. Ao Daniel Sena, fotógrafo e ao Fernando Ralfer que fez a primeira matéria. É assustador a repercussão, preciso dormir e não consigo. Quero atender a todos”.

Para encerrar Uiliene deixa uma mensagem a todos. “Quando eu entrei em cada sala e disse aos alunos o que tinha acontecido e vi que eles se sensibilizaram e se manifestaram. E depois como o Brasil se indignou. Tudo isso foi muito gratificante. Por isso peço a todos. Vamos fiscalizar e observar. Não vamos desistir de tentar melhorar a educação em nosso país”.

Comentários