Revista Se Liga discute o tema Drogas em sua edição de estréia.


Por João José Alencar

Diagramação: Thiago Cury Luiz

No ano de 2010, a revista Se Liga publicou a sua primeira edição, tendo como tema principal, as drogas. A revista é um projeto de extensão que foi desenvolvido por acadêmicos do curso de jornalismo da Unemat, que tem como coordenadora a professora Cássia Regina Tomanin.

A finalidade da publicação é discutir assuntos voltados para o universo jovem, tendo como público alvo, estudantes do ensino médio das cidades de Alto Araguaia – MT e Santa Rita do Araguaia - GO. A revista possui uma linguagem simples, que busca interagir e elucidar dúvidas sobre o tema abordado.

Em 32 páginas, a primeira edição apresentou reportagens sobre os perigos das drogas, a vida turbulenta de Amy Winehouse (cantora que morreu de overdose após uso excessivo de drogas) e sobre os frequentadores dos Alcoólicos Anônimos (AA).

Além disso, contou com assuntos descontraídos, como foi o caso das seções Charges, Registros (que mostrou fotos dos alunos que participaram de palestra sobre drogas na Escola Carlos Hugueney) e Resenhas (que apresentou dicas de livros e filmes).

Equipe

A edição sobre drogas contou com a participação de quatro acadêmicos (João José Alencar, Wanderléia Pereira da Silva, Aline Oliveira Barbosa e Geslâine Pires dos Reis) e três professores da Unemat que se dividiram respectivamente em coordenação do projeto e produção de conteúdos (Cássia Regina Tomanin), correção ortográfica (Shirlene Rohr de Souza) e diagramação (Thiago Cury Luiz).

Para a professora Cássia “a revista é a oportunidade de estimular a discussão de temas polêmicos entre jovens, para que antes de se formar opinião sobre qualquer assunto, haja uma discussão e a partir daí surja reflexões”.

O professor Thiago Cury Luiz também concorda com esse pensamento e diz “a Se Liga não vem com o objetivo de moralizar a discussão, e sim oferecer algumas ideias para que o debate se estabeleça”.

Wanderléia Pereira da Silva, uma das acadêmicas responsáveis pelo projeto, destaca a edição como uma grande conquista. “a Se Liga além de ser um veículo de comunicação para trazer temas importantes para um público esquecido pelas grandes mídias é a concretização de um sonho, que só foi possível graças ao trabalho coletivo de toda uma equipe”.

Distribuição

Foto: João José Alencar

Ao todo foram impressos mil exemplares, distribuídos nas escolas estaduais Carlos Hugueney e Arlinda Pessoa Morbeck em Alto Araguaia – MT, e Alfredo Nasser em Santa Rita do Araguaia – GO.

Além de que também ocorreu a distribuição em instituições que trabalham com a prevenção e combate as drogas como o Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) e os Alcoólicos Anônimos (AA). 
  
Entre as atividades desenvolvidas a partir da Se Liga, destaca a institucionalização do projeto junto a Unemat, o que permite a garantia que a revista passe a funcionar de forma permanente dentro da instituição e o uso dos conteúdos da revista em sala de aula por professores da rede pública.




Comentários